Meu primeiro contato com o lúdico, no cotidiano da hospitalização infantil e da prática de cuidado em enfermagem pediátrica, aconteceu durante as atividades teórico-práticas da disciplina de pediatria ainda na graduação. Lembro-me daquela manhã como se fosse hoje, o que eu não sabia, naquela época, era à proporção que o evento acarretaria tanto para minha vida pessoal, quanto profissional. Como de rotina, fui me apresentar para a criança que eu iria cuidar e sua acompanhante, a mãe foi bastante receptiva, mas, ao contrário, a criança ignorou totalmente a minha presença, era como se eu fosse invisível aos seus olhos. Naquele momento senti-me frustrada e incapaz, pois até então julgava ter afinidade com as crianças fora e dentro do ambiente hospitalar. Incentivada pela professora que me acompanhava, fui para casa com o pensamento de que alguma coisa tinha que ser feita, e, cabia a mim, mudar aquela situação. Na manhã seguinte, cheguei ao hospital carregando minhas pantufas do Pato Donald, com elas a vontade de ser percebida e tocar o coração daquela criança. E assim aconteceu… Foi como mágica!
Objetivo do Blog
Compartilhar informações e experiências referentes ao ensino do Brinquedo Terapêutico nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem e a utilização dessa tecnologia como instrumento da Prática de Cuidado em Enfermagem à criança nos diferentes cenários de atenção à saúde.
- Follow Blog da Enfermeira Juju on WordPress.com
Siga no Twitter
Tweets de juhomemdaluzBuscar no Blog
Blogs que sigo
-
Posts Recentes
- Capital: Projeto do Hospital Joana de Gusmão usa bonecos para acalmar crianças durante exames | ND Mais
- Jornal do Almoço – SC | Em Florianópolis, projeto usa brinquedos como incentivo para tratamento médico | Globoplay
- Bom Dia Santa Catarina | Projeto em hospital em SC utiliza brinquedos para evitar sedação de crianças | Globoplay
Categorias
Tags
Links
Administração
Querida JuJu:: Parabéns por mais este passo brilhante , lúdico e criativo , enriquecendo a nossa Enfermagem Pediátrica ! É uma emoção muito grande saber que aquelas Pantufas do Pato Donald te levaram tão longe no sucesso de saber cada vez mais estar próxima de nossas crianças! Recordo como se fosse hoje quando a vi entrando na Unidade pediátrica com as Pantufas em resposta ao desafio feito no dia anterior: buscar uma maneira de se aproximar mais do ser criança! Lembro que pensei quando a vi: já encontrou o caminho de ser uma excelente enfermeira pediatra!A maneira sempre esteve lá dentro de vc: simplesmente ser a Enfermeira JuJu, sempre!!! Tenho muito orgulho de compartilhar este lúcido lúdico mundo com vc!! Abraço carinhoso do coração…da ( cronologicamente falando…) professora…colega…(des)orientadora.. amiga e sempre sua admiradora Rosane Gonçalves Nitschke