- As crianças e os adolescentes com doenças crônicas, são um grupo da sociedade humana que busca o seu viver e constrói seus símbolos significativos a partir das interações com os membros da família, com os outros, o mundo externo e frente ao cotidiano da hospitalização em que estão inseridos.
- A hospitalização faz parte do cotidiano de crianças e adolescentes que vivenciam a doença crônica, bem como de suas famílias.
- A interação é fundamental para que a equipe de enfermagem compreenda o significado de estar hospitalizado e, a partir daí encontre diferentes maneiras de cuidar da criança, do adolescente e de sua família.
- As interações vivenciadas por crianças e adolescentes com doenças crônicas no cotidiano de seu cuidado irão interferir nos significados atribuídos por esses a hospitalização.
- O cuidado que expressa afeto e sensibilidade pode contribuir para uma imagem positiva da hospitalização e da equipe de saúde.
- O desenho é um tipo de abordagem que permite a expressividade das crianças e adolescentes em relação às interações vivenciadas no cotidiano da sua hospitalização.